sexta-feira, 27 de julho de 2018

COMO CONTRATAR UM SEGURO NO PAÍS QUE É O CAMPEÃO EM QUEDA DE RAIOS?


Esse material foi produzido e publicado pela SOMPO SEGUROS


Você possivelmente já ouviu aquele ditado de que um raio não cai duas vezes no mesmo lugar.
Quer saber a verdade? Isso é mito. Uma prova real é o Cristo Redentor, no Rio de Janeiro, que recebe ao menos seis descargas atmosféricas por ano. Ou seja, o mais importante é estar preparado e protegido caso um raio venha a afetar a sua residência ou empresa.
Afinal, vivemos no país campeão mundial em incidência de raios. Atualmente, são quase 80 milhões de raios por ano. E a tendência é esse número ser ainda maior, segundo levantamento do INPE (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais), principalmente em áreas urbanas devido ao aumento de temperatura e à poluição.
Com tantas quedas de raio, os prejuízos também são elevados, R$ 1 bilhão anualmente. São, majoritariamente, eletrodomésticos, como TVs, geladeiras e telefone os mais afetados.
Dicas de prevenção e segurança
Antes de trazer dicas importantes para sua segurança, precisamos fazer um esclarecimento. Os raios não caem apenas quando está chovendo. Logo, quando o tempo começar a fechar, fique atento para não ser pego de surpresa.
- Desligue os aparelhos elétricos da tomada
- Evite o uso de chuveiro, torneira elétrica e outros eletrodomésticos, como secador e ferro de passar

- Mantenha as instalações elétricas em bom estado de conservação

- Instale proteções do tipo para-raio, principalmente em imóveis altos

- Não ande de moto, bicicleta ou outros meios de transporte abertos

- Não use celular ou dispositivos móveis como notebook e tablets ligados à tomada

- Não carregue objetos metálicos (são condutores de eletricidade)

- Se estiver na rua, procure abrigo em locais seguros

De olho no seguro
Além desses cuidados no dia a dia, a prevenção vem também da contratação de um seguro que ofereça proteção contra queda de raio e suas eventuais consequências
Hoje há diversas opções no mercado. Na hora de escolher, analise se a cobertura deste tipo de evento é obrigatória (inclusa na cobertura básica) ou opcional.
Nas situações em que a cobertura for opcional, o #ConselhoSompo é sempre pela inclusão do serviço. O acréscimo financeiro é baixo e ainda garante a tranquilidade e segurança de que os seus bens estão protegidos.

Aqui, você conhece melhor sobre a diferença entre cobertura queda de raio e danos elétricos
https://seguros.sompo.com.br/queda-de-raio-e-danos-eletricos-entenda-a-diferenca-de-coberturas-no-seguro-residencial

Curiosidade:
Sabe de onde vem o mito de que um raio não cai duas vezes no mesmo lugar?
A origem está nos povos indígenas, que usam pedras atingidas por raios como amuletos. Assim, eles acreditam que ficam protegidos contra esse fenômeno da natureza.

Para conhecer mais sobre as dicas de segurança e prevenção da Sompo, clique abaixo:

https://seguros.sompo.com.br/topic/seguro-residencial


Compilação: Carlos BARROS DE MOURA
BARROS DE MOURA EXPERTISE EM SEGUROS
Julho 2018



quarta-feira, 11 de julho de 2018


Falta gestão de riscos em pequenas empresas

PorCobertura  Publicado em 10 jul 2018, 10h17  Fonte DCI

Informações resultantes da experiência de inspeção e de subscrição de riscos do Grupo Segurador BB e Mapfre chamam a atenção para a questão da falta de gerenciamento de riscos de segurança por empresas de pequeno e médio portes.
De 12,2 mil inspeções realizadas pela companhia nos últimos três anos, para 32% delas foram emitidas apólices. Os sistemas de proteção automática das empresas foram o ponto mais negligenciado.
A avaliação considerou se todas as áreas de riscos das empresas avaliadas eram protegidas com sistemas automáticos de prevenção e combate a incêndio, se essas proteções e o sistema de pressurização haviam sido instalados e mantidos conforme as normas técnicas e segundo as melhores práticas e, ainda, se havia abastecimento de água adequado e suficiente para os sistemas protecionais instalados.
“Das 10 coberturas mais contratadas nos seguros de riscos industriais, seis correspondem a cerca de 95% dos valores das indenizações de sinistros. Isso quer dizer que medidas preventivas poderiam ser tomadas para reduzir a sinistralidade e, por consequência, trazer melhores taxas para os produtos de seguros”, explica Almir Fernandes, diretor de Riscos Industriais do Grupo Segurador BB e Mapfre.
O setor de destaque para valores em risco menores foi o da indústria de metais e máquinas, com média de avaliação de 66,04 pontos, numa escala que vai até 100 pontos. Já para valores em risco superiores a R$ 50 milhões, o setor de Energia se sobressaiu, com avaliação média de 81,06 pontos.
O Grupo Segurador Banco do Brasil e Mapfre é líder no segmento de riscos, com 18,9% de mercado, e combina conhecimento técnico e capacidade analítica para projetar programas de risco ideais para exposições nacionais e globais.
Compilaçao 
Carlos BARROS DE MOURA
EXPERTISE EM SEGUROS