segunda-feira, 27 de novembro de 2017

OS CUIDADOS AO CIRCULAR PELAS RODOVIAS DO BRASIL

Viajar nas estradas brasileiras costuma ser uma grande aventura. Como se não bastasse o fato de apenas cerca 12% serem pavimentadas, grande parte das rodovias existentes estão em precárias condições de conservação e têm problemas de sinalização. Agora, existe um componente adicional, que não pode ser esquecido, envolvendo as imprudências cometidas pelos motoristas, tanto comuns como profissionais.
Os atos irresponsáveis são de diversos tipos e abrangem, por exemplo, trafegar em altíssima velocidade, realizar ultrapassagens em locais proibidos e perigosos, mudar de faixa abruptamente e sem dar seta e uma série de outras manobras temerárias. Isso tudo se torna ainda mais grave quando estão envolvidos veículos pesados como caminhões e ônibus, que pelas suas próprias características já trazem naturalmente mais riscos.
Esse cenário leva o Brasil ao topo do ranking mundial quando o assunto é mortes do trânsito, com 31,3 vítimas fatais por 100 mil habitantes. Sem dúvida, um número assustador, que é resultado de imprudências e imperícia dos motoristas em 95% dos casos, segundo Levantamento do Observatório Nacional de Segurança Viária.
Para servir como alerta e ilustrar os riscos decorrentes das manobras imprudentes, o vídeo editado pelo canal Truck Force Youtube, mostra 10 flagrantes impressionantes registrados nas estradas nacionais. Há casos de tirar o fôlego nos quais houve verdadeiros milagres para que as pessoas se salvassem. Qual é a sua opinião sobre essa preocupante realidade no nosso trânsito?
FONTE: 16 de novembro de 2017 por Chico Da Boleia
Compilação: Carlos BARROS DE MOURA
                                   EXPERTISE EM SEGUROS






Um comentário:

  1. O link do video? Não o encontrei. Sempre foi um risco demasiado viajar pelas estradas brasileiras. Por exemplo eu fui de moto para visitar meu avô, anos atrás. Num trecho da estrada em Santa Catarina onde existia uma floresta de araucárias, um trecho com muitas curvas fechadas, além de muitas pedras que caíram da caçamba de um caminhão, dei de cara com um caminhão ultrapassando outro caminhão, na subida... brecar a moto e conseguir encontrar um espaço entre o caminhão e o guard-rail foi um super milagre. Em outra ocasião eu aterrissei no Recife e retirei o carro alugado no aeroporto e dirigi à Usina de Cana de Açúcar para a Consultoria em Conflitos. Qual não foi a surpresa ao dar de cara na estrada com dois caminhões carregados com cana de açúcar apostando corrida e claro, um deles estava na minha faixa... minha sorte é que justamente no local onde joguei o carro existia o simulacro de acostamento - porque acostamento de verdade inexistia naquela estrada, naquela época... isto apenas para citar dois exemplos bem característicos, sem citar a buraqueira na estrada que vai para Juiz de Fora, Fernão Dias... as curvas super mal feitas quejogam ocarro para fora da estrada... coisa de mineiro,não? Em compensação debaixo de uma super nevasca numa autobahn alemã, um carro da polícia com um letreiro no capô que dizia follow me abria caminho na estrada totalmente escorregadia já que muita neve tinha caído, a temperatura caído ainda mais congelando a via e novamente neve caindo, um super sabão com muitos carros e caminhões atravessando a pista. Mas mesmo em meio a tanta insegurança, estrada perfeita, caminhões jogando sal nas vias, a polícia em comboio, tudo para evitar acidentes.

    ResponderExcluir