Chegou o momento de
embarcar em uma viagem. Tudo foi planejado desde a saída para o aeroporto até
os passeios pelo destino escolhido, além da aquisição do seguro viagem para
todos os passageiros viajarem com tranquilidade.
Após a contratação deste
item, o primeiro procedimento é receber todas as formas de contato para
solicitar assistência durante o passeio e deixá-las sempre em lugares de fácil
acesso. A seguir, a April Brasil lista oito situações em que o viajante pode acionar
o seguro viagem e receber assistência.
1. Gastos devido a atraso ou cancelamento de voo
Imagine chegar ao
aeroporto, buscar pelo guichê de check-in e descobrir que o voo foi cancelado
devido a questões climáticas, e que só será possível embarcar quando o tempo
estabilizar. Neste momento, respire fundo e guarde todos os comprovantes dos
gastos com alimentação e hospedagem para reembolso, conforme orientações
disponíveis nas instruções de uso em sua apólice.
2. Extravio de bagagem
Após um voo cansativo,
uma das preocupações é chegar na esteira e não avistar suas malas. Se isso
acontecer e o seguro contratado incluir essa indenização, não entre em pânico.
Basta falar com a empresa sobre a perda da bagagem após o seu retorno e
apresentar os documentos emitidos pela companhia aérea. Caso a mala seja
encontrada, mas demorem para entregá-la, também é possível ter o reembolso dos
gastos pelo atraso na devolução ou até por danos ao objeto.
3. Necessidade de assistência médica
Caso o passageiro
precise de assistência médica, o recomendado é primeiro falar com a provedora
do seguro viagem que, em um atendimento por brasileiros, irá encaminhá-lo aos
prestadores autorizados. Isso evita que você tenha que colocar a mão no bolso e
arcar com os custos do imprevisto. Caso isso aconteça, você poderá solicitar o
reembolso após o retorno, de acordo com a cobertura contratada, item coberto e
as condições gerais.
4. Assistência odontológica
Enquanto degusta uma
iguaria local, você sente uma dor de dente. Não se preocupe, os procedimentos
são os mesmos da assistência médica. Entre em contato com a empresa, que irá
indicar uma clínica conveniada para prestar o atendimento.
5. Acidente durante prática de esportes
Vai esquiar nos Alpes
suíços ou surfar na Austrália? É necessário informar ao seu agente de viagem ou
corretor sobre a prática de esportes durante a viagem, pois nem todos os
seguros básicos cobrem esse tipo de atividade. Existem opções adicionais para
práticas de esporte que podem ser contratadas. Para solicitar atendimento, o
procedimento é o mesmo da assistência médica: acione a empresa de seguro
viagem, com o número descrito no cartão ou apólice, que ela irá encaminhá-lo ao
prestador e informá-lo sobre todos os procedimentos.
6. Furto qualificado de equipamentos eletrônicos
Este é um adicional
oferecido pela APRIL aos seus viajantes. Em caso de furto qualificado de bens
eletrônicos, se este serviço for contratado, basta acionar a empresa para obter
o reembolso até o limite contratado referente ao valor do aparelho. Nesse caso,
é necessário ter em mãos o boletim de ocorrência, a nota fiscal, entre outros
documentos solicitados.
7. Extensão de hospedagem por cancelamento de voo
No último dia, a nevasca
toma todo o destino e os voos são cancelados. Para esse tipo de situação, é
possível adquirir um adicional para extensão de hospedagem devido a
cancelamento de voo, que cobrirá a sua estadia extra por até cinco dias.
8. Garantia de retorno ou regresso antecipado
Também é possível
acionar o seu seguro viagem caso seja necessário antecipar a volta ao destino
de origem. Nesses casos, a seguradora oferece os custos com a nova passagem ou
assume os custos do valor da multa da companhia aérea devido a mudança das
datas do retorno. Ao ativar o seguro, basta estar ciente dos motivos incluídos
nas condições gerais da apólice para ter esse benefício.
FONTE:
L.S. Revista Apólice
Compilação:
Carlos BARROS DE MOURA
EXPERTISE EM SEGUROS
Nenhum comentário:
Postar um comentário