Especialista em gerenciamento de riscos
explica como é possível reduzir esses crimes nas estradas brasileiras, que hoje
custam mais de R$ 6 bi à economia.
Roubos
de carga custam mais de R$ 6 bi à economia brasileira, de acordo com
levantamento recente feito pela Federação das Indústrias do Estado do Rio de
Janeiro (Firjan). Diante disso, transportadoras e embarcadoras estão cada vez
mais voltadas para investimentos, principalmente em tecnologia, como forma de
se protegerem.
De
acordo com Cyro Buonavoglia, presidente da Buonny (www.buonny.com .br),
empresa que atua na área de gerenciamento de riscos há duas décadas, é
fundamental criar planos de prevenção. "O importante é começar a gerencia
riscos para analisar e visualizar os benefícios o quanto antes. Inclusive,
motoristas autônomos estarão mais protegidos trabalhando em operações e
transportes que tenham um PGR – Projeto de Gerenciamento de Riscos acompanhados
por uma Gerenciadora de Riscos", enfatiza Cyro. "Hoje, termos o maior
cadastro positivo de motoristas e monitoramos 1,4 bilhão de viagens por
ano", detalha.
Cyro
ainda explica que, no início as transportadoras viam o GR como um custo
adicional para o transporte, porém, nos últimos anos, a cultura de gestão de
riscos está muito presente nessas empresas, que percebem os benefícios e o
valor das informações logísticas para suas operações.
Como
baixar os índices de roubos?
Com
base em números assustadores - o prejuízo chega a R$ 3,9 milhões por dia com as
ocorrências, que se concentram principalmente nos estados do Rio de Janeiro
(43,7%) e São Paulo (44,1%) - Cyro considera que três eixos devem ser
trabalhados em conjunto para a redução das estatísticas:
1.
Integrar todas as informações disponíveis no Brasil, órgãos públicos e
privados, para que as Polícias possam atuar organizadas e com inteligência,
cada uma dentro de sua jurisdição, visando o trabalho preventivo e atendimento
das ocorrências informadas em tempo real. Um importante passo foi dado pelo
Governo Federal com a publicação do Decreto 8.614 de 22/12/2015 instituindo a
Política Nacional de Repressão ao Furto e Roubo de Veículos e Cargas para
disciplinar a implantação do Sistema Nacional de Prevenção, Fiscalização e
Repressão ao Furto e Roubo de Veículos e Cargas. Objetivo é integrar
informações no Sistema e ações através do Comitê Gestor desta Política, órgão
colegiado de natureza consultiva e deliberativa vinculado ao Ministério da
Justiça.
2.
Endurecer a legislação penal relativa ao roubo e receptação de cargas com
finalidade de retirar de cena as quadrilhas especializadas no roubo e também os
criminosos receptadores. Estes representam o importante elo nesta cadeia
criminosa e tem que ser detectados e combatidos com muita inteligência.
Não
é possível gerenciar o que não se mede, então, é fundamental entender, definir,
atuar, medir e gerenciar os riscos do transporte de cargas.
FONTE: Escrito por Ana Claudia Publicado no www.segs.com.br
Compilação: Carlos BARROS DE MOURA
EXPERTISE EM SEGUROS
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