Independentemente
dos cenários econômicos ou políticos, devemos saber que RISCO É INCERTEZA, que
em função da possibilidade de perdas, gera INSEGURANÇA.
O SEGURO pode substituir
a incerteza, mas não remove o risco do infortúnio, promovendo a compensação ou
cobertura dos prejuízos, sempre resultantes de ocorrências súbitas e
imprevistas.
Simples e acessível: contratação de seguro para
pequenas e médias empresas pode ser mais barato do que um seguro automotivo,
dependendo do porte do negócio.
As pequenas e
médias empresas (PMEs) respondem por 99% das atividades com fins lucrativos do
país. Porém, menos de 30% dessas empresas, contratam algum tipo de seguro para
o seu negócio, segundo mostra um levantamento recente realizado pelo setor
segurador. A principal razão para esse número ser tão baixo é o desconhecimento
das coberturas e serviços oferecidos aos pequenos e médios empresários.
“O
empreendedor acredita que contratar um seguro para sua empresa é um processo
caro e complexo. Mas não é”, afirma Felipe Smith, diretor executivo de produtos
pessoa jurídica da Tokio Marine Seguradora. “A contratação é simples, feita por
meio de corretores especializados, e o valor é acessível, podendo até ser mais
barato que um seguro automotivo, dependendo do porte do negócio.”
A oferta de
seguros para pequenas e médias empresas vai além da proteção patrimonial.
Incêndio, roubo ou furto, danos por vendaval e danos elétricos aos equipamentos
e maquinários da empresa são as coberturas mais freqüentemente solicitadas. Há,
ainda, a cobertura de responsabilidade civil, que garante os danos causados a
terceiros pela empresa. Mas existe uma oferta muito mais ampla de serviços,
como seguro de vida, orientação jurídica e gestão de imagem, além de proteção
contra riscos específicos de cada ramo. Alguns exemplos: cobertura de
equipamentos de consultórios médicos e odontológicos; responsabilidade civil
para escolas, que pode se estender para a cobertura de passeios e viagens dos
alunos; e cobertura de home office para escritórios.
A extensão das
coberturas na apólice é um dos critérios que o empresário deve considerar na
hora de contratar o seguro, porém, outros fatores também são importantes. José
Carlos Bittencourt, proprietário da Dois Anjos Comércio de Tecidos e
Sintéticos, empresa de médio porte do ramo têxtil baseada em Santa Catarina ,
conta que sempre fez seguro para seu empreendimento. “Anualmente, fazemos uma
pesquisa de preços no mercado. Quando temos os orçamentos em mãos, comparamos
as coberturas, verificamos a solidez da empresa que nos pareceu mais
interessante e as condições de atendimento. Nos últimos anos, a Tokio Marine
vem cumprindo bem esses três requisitos básicos”, diz Bittencourt.
Em abril de 2014, a Dois Anjos precisou
recorrer à seguradora. Um incêndio de grandes proporções, causado pela explosão
de um nobreak, destruiu uma das lojas da empresa em Florianópolis. “Tudo
começou por volta de 22h30. Os bombeiros vieram rapidamente, mas não foi
possível controlar o fogo. Ligamos imediatamente para o nosso corretor, que
acompanhou conosco o drama de ver a loja ser inteiramente queimada”, afirma
Bittencourt. A seguradora enviou seus técnicos para apurar as causas do
incêndio, em um trabalho conjunto com o Corpo de Bombeiros e a Polícia Civil.
“A pedido da
diretoria comercial, a equipe de regulação de sinistro da matriz, em São Paulo , veio
pessoalmente à empresa para se colocar à disposição para uma rápida atuação.
Corretor e seguradora estiveram ao nosso lado o tempo todo e nos permitiram
reconstruir e reestruturar a loja”, diz Bittencourt, que prevê a reinauguração
do estabelecimento até o fim deste semestre.
Coberturas
diversificadas
Em meio à
crescente oferta de seguros, Felipe Smith acredita que o diferencial de uma
seguradora para atender as PMEs está na atenção aos nichos. “Nossos produtos
são elaborados com base nas necessidades reais dos clientes. A Tokio Marine
está preparada para atender qualquer setor de atividade comercial ou industrial
e, em todos os casos, oferecemos serviços diferenciados”, afirma Smith. Entre
esses serviços o executivo destaca as coberturas de orientação jurídica para
esclarecer questões legais, gerenciamento de crises de imagem, despesas médicas
e hospitalares de empregados, cobertura de perda e pagamento de aluguel com
seguro-fiança, entre outras.
“O mercado de
seguros é extremamente regulamentado, tem profissionais altamente qualificados
e mantém-se atento às necessidades do consumidor”, diz Smith. No caso da Tokio
Marine, a empresa já oferece cobertura para diversos setores das PMEs, como
clínicas e consultórios, escolas, academias, escritórios, salão de beleza e
estética, entre outros. De acordo com Smith, o segmento de salões de beleza e
academias tem mostrado um crescimento significativo na participação de mercado.
“São setores que cresceram muito nos últimos anos e é natural que sejam mais
conscientes sobre a importância de contratação de seguros que atendam às suas
necessidades.”
Do lado dos
empresários, Bittencourt reforça a necessidade de contratar um seguro. “Somos a
prova de que é essencial contar com uma seguradora forte, que responda com
rapidez às necessidades da empresa. É um serviço crucial”, afirma.
Fonte: Exame
Compilação: Carlos
BARROS DE MOURA
EXPERTISE EM SEGUROS
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