Seguradoras
podem economizar até 20% com reconstrução de acidentes
Solução
telemática é capaz de acelerar o atendimento e a indenização, evitar fraudes em
sinistros, além reduzir o número de eventos
FONTE
- 16 de Abril de 2018 14:18 - Revista Apólice
Soluções de telemetria estão avançando
com o objetivo de melhorar o resultado de todos os atores do mercado de
seguros. A Ceabs, empresa do grupo Europ Assistance, criou soluções de
telemática que incluem notificação e reconstrução de acidentes. As medidas
podem ajudar na prevenção de fraudes em sinistros, acelerar o atendimento e até
reduzir o número de eventos de uma seguradora.
Através de um rastreador, a solução
pode avaliar o comportamento do motorista, detectando acelerações e
desacelerações bruscas e excessos de velocidade. “Sabendo como o cliente
dirige, as companhias poderão manter apenas os melhores motoristas em suas
carteiras. Trabalhando em cima do comportamento dos segurados, as empresas vão
diminuir os sinistros e ter mais assertividade na hora de fechar novas
apólices”, declara Gustavo Muller, diretor de TI da empresa.
O equipamento faz a notificação de
acidentes em tempo real, emitindo um alerta automático para um call center.
Imediatamente, o motorista envolvido é comunicado por telefone. Os serviços de
socorro médico, mecânico e carro reserva funcionarão com maior rapidez. O
produto tem como principal alvo carros convencionais, precisando apenas de
pequenos ajustes para atender veículos de maior porte. Com isso, já são mais de
200 mil usuários em pouco mais de dois anos de aplicação.
Evitando fraudes
Com um princípio básico semelhante ao
da caixa preta de um avião, a reconstrução de acidente faz reconstituição dos
eventos que ocorrem segundos antes e depois da colisão. Assim, a equipe técnica
da seguradora sabe como o acidente foi provocado e como o motorista reagiu,
oferecendo subsídios para a prevenção de fraudes. Todas as informações são
armazenadas na nuvem e permitem rapidez e precisão na análise dos acidentes e
na tomada de decisões em todo processo de sinistro.
“Esse é um modelo que funciona bem na
Europa, mas ainda não foi totalmente implementado no Brasil. Temos muitas
parceiras que conhecem e utilizam o nosso serviço, mas o grande desafio é que
elas moldem um produto totalmente pesando para esse sistema de telemática”,
continua Muller.
O diretor ainda traz dados preocupantes
e que podem motivar as seguradoras a investirem no produto. Ele diz que
“atualmente acontecem cerca de 20% de fraudes neste tipo de ocorrência. Para as
seguradoras, que já estão testando a solução do rastreador, a notificação e
reconstrução de colisões podem representar um grande diferencial na prestação
de serviços, além de mitigar fraudes”.
NOTA: Há
fortes indicativos que essa solução telemática, trará importantes alterações
nas relações seguradoras e segurados, principalmente no processamento dos eventos
ocorridos.
Haverá um
maior estoque de informações. Como essa realidade, mais concentração de informações, será controlada e protegida,
é o X da questão!
FONTE - 16
de Abril de 2018 14:18 - Revista Apólice
Compilação – Carlos BARROS DE MOURA
EXPERTISE EM SEGUROS
Nenhum comentário:
Postar um comentário